Publicado por: caeaunilasalle | março 8, 2010

Entrevista com o Prof.Paulo Roberto Fitz

Olá a todos!

Formulamos uma entrevista com os docentes do nosso curso, os quais responderam com muito empenho. Agradeço novamente aos professores pela atenção dada a todos.

Começo com o nosso coordenador Paulo Roberto Fitz:

  1. Qual sua formação acadêmica?

……Sou Geógrafo, com especialização em Geografia Ambiental, mestrado em Sensoriamento Remoto e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Todos os cursos foram realizados na Ufrgs. Possuo também um pós-doutorado em Geografia, realizado na Universidade de Extremadura, na Espanha.

……2. Quais suas experiências profissionais que julga terem sido as mais importantes para a sua carreira?

……Creio que todas as experiências que obtive ao longo da vida foram e têm sido aproveitadas de alguma forma. Creio que as primeiras aulas de matemática, quando cursava engenharia civil, que assumi em um curso supletivo foram importantes para meu futuro profissional, assim como vários estágios realizados em diferentes empresas. Finalmente, acredito que meu ingresso na EMATER, como técnico em geoprocessamento, teve peso decisivo para o direcionamento profissional no qual me aprimorei.

……3. Poderia nos falar a respeito de seus projetos, se há algum concluído e quais estão em andamento?
.

……Como coloquei anteriormente, direcionei minha carreira para a área das geotecnologias. Assim, realizei alguns projetos junto à Emater, no decorrer do Programa Pró-Guaíba, além de projetos individuais envolvidos com pesquisas sobre o uso de tais tecnologias, em geral com ênfase nas questões ambientais. Afora as questões ligadas especificamente à coordenação do curso, onde existem diversos projetos em andamento, os últimos trabalhos que venho realizando, direcionam-se para questões climáticas, especificamente, vinculadas a possíveis alterações do clima do Rio Grande do Sul. Também estou pesquisando a respeito de aspectos epistemológicos que envolvem a área das geotecnologias, além de questões ligadas ao planejamento e gestão territorial.

……4. Que contribuição a sua área de atuação pode oferecer para a formação do engenheiro ambiental?

……Creio que minha formação diversificada, a participação em diferentes frentes de trabalho e em equipes multidisciplinares, trazem uma experiência que seguramente contribuem com o curso e com a formação do aluno de Engenharia Ambiental do Unilasalle.


Deixe um comentário

Categorias