Publicado por: caeaunilasalle | fevereiro 17, 2011

Diferenças de esgotos

No post anterior acabei citando uma parte de um morador dizendo que não respeitam mais onde é esgoto pluvial. Sabemos que pluvial vem da chuva, mas como exatamente são definidos cada tipo de esgoto? Fiz uma pequena pesquisa e achei a definição do doméstico, pluvial, sanitário e séptico.

.

Esgoto doméstico: Efluente líquido originado pelo uso doméstico da água. Provém principalmente de residências, estabelecimentos comerciais, instituições ou outras edificações com instalações sanitárias, lavanderias e cozinhas. São compostos essencialmente de água de banhos, excrementos (fezes humanas e urina), papel higiênico, restos de comida, sabão, detergentes e águas de lavagem.

Esgoto Pluvial: Água proveniente da precipitação (chuva), que chega ao solo e/ou telhados com as qualidades naturais adulteradas, devido à sua passagem pela atmosfera, de onde traz impurezas.

Esgoto Sanitário: Efluente líquido proveniente da utilização para fins higiênicos, onde correspondem as águas de lavagem e a matéria fecal.

Esgoto Séptico: Corresponde a um esgoto sanitário em plena fase de putrefação com ausência completa de oxigênio livre.

Podemos dizer então que o esgoto sanitário pode se incluir no esgoto doméstico também.

.

Fonte: Léxico de Termos Hidrogeológicos (pt-Portugal)

 

Achei também uma matéria de 2002 tratando sobre o esgoto pluvial de Porto Alegre estar recebendo ainda o esgoto cloacal (sanitário).

Link desta matéria aqui

Como é uma data antiga, pesquisei mais a frente e achei um projeto em andamento em 2009 para a separação do sanitário (acredito que doméstico também) durante o percurso do arroio Dilúvio e bombeando para a Estação de Bombeamento Baronesa do Gravataí.

Link desta outra matéria aqui


Deixe um comentário

Categorias