Publicado por: caeaunilasalle | dezembro 14, 2009

Tratamento de água através de sementes da espécie Moringa

Olhei esse fim de semana na tv sobre essa semente da Moringa, me chamou atenção e resolvi pesquisar. O trabalho é muito bem feito, gosto muito desses estudos de fitorremediação e outros tipos de remediações tanto do solo quanto da água, porém fica a dúvida se depois desse tratamento a semente poderia ser consumida ou usada como adubo? Sei que é um tanto óbvio, mas é uma informação importante que acabou faltando em todos artigos e notícias que pesquisei, sem contar da destinação delas. Digo isso pois é dito em tv aberta, em jornais, na mídia em geral, e muitas pessoas não têm noção dos impactos que podem causar – inclusive de até de contaminar a água, de novo, e os alimentos.

Edit: Encontrei que é usada apenas para filtrar coliformes e outras substâncias orgânicas, mas creio que para muitos lugares não seria a solução completa.

Enfim, deixo um pequeno texto que achei claro para todos entenderem do processo.

“Moringa oleifera é uma árvore também nativa do Norte da índia. Uma última pesquisa, financiada pela “British Overseas Development Agency” e a União Européia, estabeleceu que as sementes esmagadas da Moringa são capazes de atrair e de se afixar rapidamente nas bactérias e em outros vírus, permitindo que elas deslizem sobre a água e sendo assim capturadas por filtros.

Em países em desenvolvimento, as autoridades usam produtos químicos como o Sulfato de Alumínio para solidificar as partículas impuras, que são então removidas nas Estações de Tratamento. Em vista à excassez de tais químicos, a última descoberta da árvore da Moringa, que também é conhecida como “bastão de bateria”, é um caminho de grande inovação, num custo de somente uma fração do tratamento químico convencional disponível hoje.

Estudos empíricos em Malawi tem estabelecido que o custo de importar químicos da África do Sul para o tratamento de água a £ 400,000 por ano, e em comparação com valores tão exorbitantes, o uso de sementes de Moringa esmagadas é dito como tendo um custo extremamente baixo e igualmente eficaz como os químicos normalmente adotados. Durante o tratamento da água foi descoberto que as sementes do produto amassadas produzem uma carga positiva como ímã # atraindo elementos negativos da bactéria e outras partículas tóxicas na água.”

Matéria completa em: Moringa

A quem se interessar, tem um artigo simples também, curto e bem claro sobre o uso da semente para tratamento de águas turvas: “Uso de sementes de Moringa oleifera para tratamento de águas superficiais”


Deixe um comentário

Categorias