Publicado por: caeaunilasalle | janeiro 14, 2011

Belo Monte derruba (mais um) presidente do Ibama

“O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Abelardo Bayma, pediu demissão do cargo por discordar da emissão da licença definitiva para a implantação da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, prevista para ser construída no rio Xingu, no Pará. Em carta enviada à ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, Abelardo alegou motivos pessoais para pedir exoneração do cargo. Mas revelou a amigos que deixou o posto depois de ter sido pressionado pela diretoria da Eletronorte a emitir a licença definitiva em nome do IBAMA para a instalação da usina. Ele estava no cargo desde abril do ano passado e é funcionário de carreira da autarquia.” (continua)

Pessoal, quando chega ao ponto de pedir exoneração (os ex-presidentes do IBAMA também pediram por causa da Belo Monte) chega a ser assustador. Não sei bem se seria essa palavra, mas podemos imaginar o quanto de lucro vai gerar para as empresas, uma ação extrema onde poucos ganharão horrores e milhares (de várias etnias) perderão tudo.

Pesquisas foram feitas com relação à potência geradora da hidrelétrica e concluiu que seria uma das menos produtivas, devido à seca local no período de julho a outubro, chegando a apenas 10% da potência total.

Venho aqui auxiliar a Avaaz com seu abaixo assinado contra a construção da Belo Monte.

>>Abaixo Assinado<<

Fonte da notícia: Época

Sobre a baixa potência: G1 São Paulo

Artigo da WWF sobre segurança energética


Deixe um comentário

Categorias