Publicado por: caeaunilasalle | janeiro 4, 2010

Reflexão para 2010

Nesta virada de ano passei mais uma vez na minha tão querida Arca Verde – uma ecovila de São Francisco de Paula – e a cada visita trago sempre um esclarecimento, uma idéia nova. É uma terapia que me traz toda energia necessária para enfrentar o ano, me faz pensar um pouco sobre minhas idéias bem consolidadas.

O que gostaria de compartilhar é com relação ao consumismo – o velho assunto já muito discutido – e as soluções ambientais. Quem nunca pensou em estudar sobre energias renováveis para dar solução às crises energéticas mundiais? Grandes empresas investindo em mega projetos com aerogeradores e painéis fotovoltaicos, várias pessoas sendo beneficiadas com o avanço dessas tecnologias e todos nós nos maravilhamos com o progresso para um mundo mais justo. Alguma vez pensamos na produção em massa e no consumo desnecessário? Nos hábitos irregulares, nos alimentos cada vez menos qualitativos, no crescimento desordenado do capital (não preciso falar do sistema falido)?

Isso me chamou atenção pois o trabalho do engenheiro ambiental é de proteger o meio ambiente e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento da sociedade, mas não imaginamos – ao menos eu – que estaríamos apenas alimentando o consumismo desenfreado sem dar realmente uma solução. Há quem diga que a reciclagem resolve por completo, mas quem estuda um pouco dos materiais sabe que não é todo material inerte (lixo seco) que pode ser reciclado – e destes materiais estamos cercados.

Não quero desmerecer nem criticar todas essas atividades em prol do meio ambiente, estou trabalhando até com galpões de reciclagem e vejo a quantidade imensa de materiais que são reciclados e reaproveitados, mas é bom estarmos cientes de que isso tudo é apenas para nos dar um tempo a mais para arranjar uma solução mais profunda.


Deixe um comentário

Categorias